top of page
Buscar

Uma história com H maiúsculo

Atualizado: 5 de jun. de 2020

O ESCRITÓRIO H. TEIXEIRA

Uma empresa familiar que possui uma história de mais de 50 anos percebeu que estava na hora de mudar. Quando ouvimos a palavra mudança, nossos olhos viram todos na mesma direção e damos toda a nossa energia para acelerar ainda mais as empresas que estão dispostas a isso.


Trabalhamos com o time e a gestão os valores e as atitudes que são praticadas no dia a dia do negócio. Extraímos essas informações através de dinâmicas realizadas com a equipe, abrindo espaço para todos contribuírem com suas ideias.


CONSTRUÇÃO DA CULTURA

O que faz a diferença: na grande maioria das empresas a cultura e o propósito são definidos pela gestão e passados pela equipe, muitas vezes, "goela" abaixo. O que propomos é diferente, queremos que todos contribuam e participem desse momento, afinal, todos fazem parte da cultura dela.


Após entrarmos em um consenso, materializamos a Cultura em um painel que chamamos de Painel da Cultura e que hoje está na entrada do escritório. Este painel reforça tanto para o time quanto para os clientes, a importância de ter uma Cultura clara e que faça sentido para todos. Estas atitudes norteiam o trabalho da empresa.


Outro ponto importante do nosso trabalho é a revisitação à história do negócio. Pedimos para o time pensar nos principais acontecimentos da empresa, quais foram seus desafios, suas conquistas, momentos memoráveis e com essa informação elaboramos um Painel da História que também fica exposto para todos, colaboradores e clientes.


PROCESSO SELETIVO E ONBOARDING

Os valores e atitudes nos ajudam a refinar o Processo de Seleção da empresa e criar um método de Onboarding (entrada de novos membros). Fazendo com que todos os processos se conectem com a Cultura construída.


Com um Processo Seletivo alinhado com os valores e as atitudes do negócio, a empresa não contrata mais apenas pela parte técnica, mas principalmente pelo caráter. Para isso acontecer basta você fazer as perguntas certas que extraia da pessoa se ela está alinhada com os mesmos valores do negócio.

Isso ajuda, e muito, a filtrar as pessoas que vão fazer parte do negócio, mas só isso não é o suficiente. Não faz sentido dar toda a atenção para o candidato no processo e esquecer dele depois que entrar na empresa.


Por isso é muito importante que a empresa pense no processo de entrada (onboarding) do novo colaborador. Como será o primeiro dia, a primeira semana e o primeiro mês dele? Nós acreditamos que se ele passar algum tempo mergulhado na cultura, no propósito, na história, no mercado no qual ela está inserida e conhecer o que cada colaborador faz dentro do negócio. Sua relação com ela será muito mais íntima.


COMUNICAÇÃO E MARKETING

Criamos o Manual de Identidade Visual (MIV com a materialização da cultura e da história da empresa se enxergou a necessidade de renovar, também, a marca como um todo. Propomos então trabalhar com o MIV dela. Ele ajudou na materialização dos painéis e agora é base de toda a arte do escritório.


Ele serve para que a empresa saiba como se posicionar em qualquer tipo de ação de marketing tanto online quanto offline. Ela mostra o que é possível fazer e o que não é recomendado para que a identidade da marca não se perca e toda vez que alguém olhá-la, seja onde for, a reconheça logo.


O ideal seria que toda a empresa tivesse esse Manual definido e na ponta da língua, para que as pessoas identifiquem a marca ao menor sinal. Isso grava na mente das pessoas e é assim que as maiores corporações do mundo trabalham, vide Coca-Cola, Disney, Netflix, por exemplo.


O Resultado

A H Teixeira entendeu o recado e mergulhou na sua cultura e no seu propósito e hoje conta com diversas ações alinhadas com seus valores e atitudes. Mergulharam tanto que criaram valores e atitudes para cada um dos setores da empresa e estabeleceram metas com base neles. Pensa num orgulho de um trabalho bem feito!


Isso tudo só foi possível quando unimos as áreas de Pessoas e Marketing da Iniciativa Eyes, para conseguirmos materializar o que estava na cabeça de gestão e da equipe nas paredes da empresa.


Nosso objetivo com este trabalho, é fazer com que os colaboradores e clientes se conectem com a Cultura e História da empresa, valorizando às pessoas que ali trabalham e a qualidade do serviço prestado.


Depoimento do Diretor:

“A Iniciativa Eyes nos ajudou muito no processo de construção do propósito, da cultura e de um método que melhorou o processo de seleção da empresa.”

Thiago Teixeira


Se tudo isso está fez sentido para o escritório da H.Teixeira, pode fazer sentido para o seu Escritório de Contabilidade também, independente de qual segmento você está inserido, nosso time de consultores são profissionais de áreas distintas, mas que se complementam, com olhares para: Psicologia Corporativa, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Mercado e Expansão e Gestão Financeira.


Podemos ajudar a sua empresa nos mais diversos desafios com uma equipe multidisciplinar, conectar melhor o seu propósito ao seu negócio e a seus clientes.


Agende uma conversa conosco, para você entender melhor o que fazemos e para analisarmos o que podemos fazer pelo seu negócio. O Café é Free ;-)


Equipe Iniciativa Eyes,

Juntos aceleramos a ambição do seu negócio.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page