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Recrutando de forma humanizada

Atualizado: 16 de jun. de 2020

INTRODUÇÃO


Como tudo começou

O SolucioneRH é uma ferramenta planejada e acelerada pela Iniciativa Eyes. Ela possui o intuito de resolver duas das principais dores de qualquer empresa: o Recrutamento e a Seleção. Entendeu isso com base na experiência da consultoria e a partir de diversos artigos, blogs e contato com profissionais e empresas.


Um dos maiores desafios de qualquer negócio era ter uma contratação mais assertiva, pois na grande maioria dos casos se contrata apenas pela parte técnica e acabam demitindo parte do time por comportamento.


Como resolver isso? A Iniciativa Eyes elaborou um processo de consultoria que abrange as principais áreas de qualquer negócio: Pessoas, Marca, Mercado e Finanças. Para cada área temos um ou mais profissionais especializados e com experiência de mercado.


Todo esse processo se baseia na Cultura e no Propósito das empresas. Acreditamos muito no conceito desenvolvido por Simon Sinek, o “Golden Circle”. Segundo ele, existem três principais questões sobre as quais todas as pessoas que fazem parte da empresa devem ter conhecimento, mas poucas realmente tem. São elas: “O que eu faço”, “Como eu faço”, “Por que eu faço”.


Para justificar a teoria ele cita o caso da Apple, uma empresa de tecnologia que têm acesso aos mesmos profissionais, mesma tecnologia, mesmo conhecimento, mas se destacou dentre muitas outras que tentaram fazer a mesma coisa e falharam. O propósito da empresa norteia tudo o que ela é e o que ela produz acaba se tornando secundário. O que se vende é um conceito, não apenas um produto.


A ferramenta

O SolucioneRH é uma ferramenta que tem como objetivo fazer a empresa pensar no porquê dela existir e ajudar a externalizar os valores e as atitudes que são importantes para o negócio. Para, então, elaborar um processo seletivo mais assertivo e trazer para a empresa pessoas que já estejam alinhadas com a cultura dela, não apenas pela parte técnica.


Após o cadastro o gestor da conta deve definir a cultura e o propósito, ou sua missão, visão e valores da empresa. Ela pode falar sobre sua história também, para que o candidato conheça um pouco mais da empresa mesmo antes de trabalhar lá.


Além disso, pode disponibilizar na página de divulgação vídeos e imagens institucionais, para se aproximar ainda mais dos candidatos. Depois inicia-se a criação do processo seletivo baseado nos valores e nas atitudes que irão nortear a avaliação.


Exemplo

A empresa decide abrir uma vaga para Recepcionista, e define as categorias desse processo seletivo como: pontualidade, bem receber, boa apresentação, simpatia e atenção ao cliente. Todas as perguntas do processo serão baseados nestes cinco valores. Para cada pergunta será anexada uma dessas categorias. O ideal é que cada uma delas tenha mais de uma pergunta.


É possível criar perguntas objetivas, nas quais o gestor do processo definirá as notas para cada opção, já as discursivas serão avaliadas manualmente pelo gestor ou por avaliadores. A empresa sempre terá um gestor que será o responsável por aprovar ou reprovar o candidato e poderá contar com avaliadores para ajudar no processo de avaliação. A assertividade tende a ser maior quando há vários avaliadores.


Depois que o candidato responder todas as perguntas a empresa tem acesso à diversas informações, gráficos e pontuações do candidato. O gráfico aranha (gráfico da esquerda) mostra o quanto cada um deles está alinhado com os valores definidos no processo seletivo.


COMUNICAÇÃO E MARKETING


Desenvolvimento da marca

Começamos tudo do zero. Do nome ao logo, das cores à fonte. Desde o princípio imaginamos a ferramenta para todas as empresas, das mais tradicionais às mais inovadoras, das micro às gigantes. O nome “SolucioneRH” veio como uma sugestão do nosso time de mercado, por ser um nome de rápida compreensão do objetivo da ferramenta. O “RH” remetendo a Recursos Humanos, mas com um significado diferente: Recrutamento Humanizado, sacada do nosso time de Marca.


Depois veio a logo. Como representar uma empresa que tem um olhar e um cuidado com as pessoas? As pessoas são o DNA da empresa. Por mais que a empresa já possua a sua Missão, Visão e Valores definidos, quem faz a identidade, quem define o DNA dela, são as pessoas que trabalham ali. É muito comum a Cultura das empresas se modificarem ao longo do tempo, com base nas pessoas que fazem parte do negócio, a empresa vai se misturando com as histórias, as experiências e o modo de fazer as coisas de cada um.


Conteúdo

Nossa experiência mostrou que quanto mais conteúdo a empresa gera mais relevante ele se torna para o Google - desde que o conteúdo alcance pessoas interessadas no assunto e tenha alguma base teórica e/ou prática.


Incentivamos todos a fazer o mesmo, porque acreditamos muito nessa metodologia. Por isso seguimos a mesma lógica para a ferramenta. Publicamos diversos artigos e textos falando sobre assuntos relacionados à Processo Seletivo, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos citando diversos profissionais da área.


Criar conteúdo na internet, seja ele texto, artigo, foto, ou vídeo que tratem de assuntos relacionados e relevantes para sua área de atuação aproxima muito mais pessoas do seu negócio. Melhor ainda, atrai pessoas que já estão alinhadas com o seu conteúdo e com o que a empresa acredita.


Ativação das mídias sociais

Para completar o ciclo de um melhor desempenho do negócio no que se refere a presença e influência digital é necessária a ativação das mídias sociais - mais precisamente o Facebook e o Instagram. Vale lembrar a importância desse conteúdo estar conectado com o propósito, a cultura, a história, o produto, e o público-alvo da empresa.


Quanto mais pessoas entrarem em contato e interagirem com as coisas que você publica, mais relevância você terá na internet e, consequentemente, mais vai aparecer para pessoas, clientes e parceiros.


CONSTRUÇÃO DA CULTURA


Cultura e Propósito

Como a base de tudo o que fazemos é a cultura e o propósito do negócio, com o SolucioneRH não poderia ser diferente. Dedicamos algum tempo até chegar a Cultura e ao Propósito da ferramenta. Afinal, não é tão simples definir e construir toda a base de um negócio. Após algumas reuniões, “brainstorms” e muita discussão chegamos num propósito e numa cultura que faz sentido para todos os profissionais envolvidos, de áreas do conhecimento distintas.


Para dar sustentação a esse propósito precisávamos definir os valores e as atitudes para construir a cultura da empresa. Com base nesse propósito chegamos em três valores e atitudes para dar suporte ao negócio e que farão parte dele por onde for. Eles definem a proposta da ferramenta e o que ela tem a oferecer para as empresas e as pessoas que acreditam nas mesmas coisas que ela.


É muito importante que a empresa compartilhe com colaboradores, fornecedores e clientes essas informações, porque isso aproxima ainda mais pessoas da empresa e faz com que elas entendam qual é o legado que a empresa quer deixar para o mundo, além do produto ou serviço que ela oferece.


Com a Cultura e o Propósito bem definidos é possível pensar em todo o resto. A partir deles você consegue definir como vai ser a sua comunicação online e offline, com quais clientes você deve se relacionar e de que forma fazer isso.



CONEXÃO COM O MERCADO


Parcerias

A Iniciativa Eyes, assim como o SolucioneRH, acreditam nas conexões. Quanto mais conexões fortes, saudáveis e que façam sentido para ambas as partes, melhor! Sendo assim, sabíamos desde o início da importância de nos conectarmos com grandes parceiros. Pensando nisso fomos buscar os maiores eventos de RH do país, ou mesmo da América Latina, pois acreditamos que faria todo o sentido lançar a ferramenta neste tipo de evento.


Nos conectamos com um dos mais expressivos, o ESARH (Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos) que estava com o evento marcado para Maio deste ano (2020) com o assunto “(RE) CRIAR a humanização na era digital, é possível?”. Tudo a ver com a proposta do SolucioneRH. A decisão foi unânime: lançar a ferramenta no evento.


Porém, devido à pandemia e, consequentemente, a alteração da data para o final do ano tivemos que suspender a ideia e lançar sem evento. A ferramenta precisa sair para que possamos aprender com ela e amadurecer a ideia enquanto ela já está rodando no mercado. Além disso, acreditamos que ela possa ser uma forte aliada na recuperação da nossa região, estado ou até do país no quesito recrutamento em relação ao momento delicado que estamos vivendo.


Outra parceira fundamental é a academia. Em pesquisa sobre possíveis parcerias encontramos a Feevale. Eles possuem um projeto de incubação de startups com possibilidade de permanência dentro do complexo Feevale TechPark durante todo o processo de incubação. Lá os incubados podem alugar uma sala e tem acesso a mentorias com profissionais de diversas áreas do conhecimento com um custo muito acessível.


O SolucioneRH está passando atualmente pelo processo de pré-incubação, mesmo com o projeto já adiantado. Todos passam pelo mesmo caminho, sem distinção, independente da estrutura da empresa. Participamos do Pitch de apresentação da ferramenta no qual apontamos os principais aspectos, diferenciais, concorrentes, plano financeiro e estratégias de mercado pequeno, médio e longo prazo.


Recebemos diversas mentorias de professores e profissionais das áreas de psicologia, administração, finanças, marketing, gestão de pessoas e outras áreas fundamentais para um melhor planejamento e desempenho da estratégia do negócio. Em breve participaremos do Pitch de apresentação para finalmente sermos incubados no Feevale Techpark e construir parcerias sólidas com profissionais e empresas.


Se tudo isso está fazendo sentido para a uma Ferramenta de Processo Seletivo, pode fazer sentido para o seu negócio também, independente de qual ramo você está inserido, nosso time de consultores são profissionais de áreas distintas, mas que se complementam, com olhares para: Psicologia Corporativa, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Mercado e Expansão e Gestão Financeira.


Podemos ajudar a sua empresa nos mais diversos desafios com uma equipe multidisciplinar, conectar melhor o seu propósito ao seu negócio e a seus clientes.


Equipe,

Iniciativa Eyes. Juntos aceleramos a ambição do seu negócio.






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