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Conectando a Região das Hortênsias

Sindicato do Comércio Varejista de Gramado

O Sindilojas tem mais de 60 anos e nos seu ano de fundação, em 1958, atendia apenas o comércio de Gramado. Esteve atuante até o ano de 1974 e, após essa data se manteve fechado por 10 anos, ao retomar suas atividades na década seguinte o olhar ampliou para a toda a Região das Hortênsias.


Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias

Foi em 1992 que surgiu a necessidade de representar todos os municípios abarcados pelo Fecomércio-RS. A partir desta data o Sindilojas passou a atender as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e Bom Jesus, mais de 6.000 lojas que empregam atualmente cerca de 25.000 trabalhadores e movimentam 45% do PIB da Região.


Vem, desde então, prestando serviço para os lojistas da Região oferecendo convênios, descontos, plano de saúde, proteção e recuperação de crédito, formação através de cursos e palestras e muitos outros benefícios para seus associados.


Foi em 2019 que a Iniciativa Eyes passou a fazer parte da história do Sindilojas e vem realizando diversas ações para acelerar a instituição e seus associados com o objetivo de proporcionar melhores oportunidades para o Sindicato, lojistas e conveniados.


CONSTRUÇÃO DA CULTURA

Tudo começou, como era de se esperar, com um workshop de Cultura e Propósito da instituição, no qual se extraiu da gestão e dos colaboradores quais são os principais valores e atitudes importantes para o negócio.


Olha só:


Nesse processo o time coloca tudo no papel materializando a cultura, com os valores e as atitudes importantes para o negócio, em um Painel da Cultura, que após esse processo nosso time de Marca, transforma em uma comunicação conectada com o cliente.


O mesmo é feito com a história, são apontados os principais eventos, realizações e dificuldades durante os anos de sua existência para criar um Painel da História. O objetivo é que ambos fiquem expostos num local de comum acesso à todos para que todos respirem essa informação diariamente.


Nós, da Iniciativa Eyes, incentivamos que a empresa compartilhe com colaboradores, fornecedores e clientes essas informações, porque acreditamos que isso aproxima as pessoas da empresa e faz com que elas entendam qual é o legado que a empresa quer deixar para o mundo, além do produto ou serviço que ela oferece.


Com a Cultura e o Propósito bem definidos foi possível passar para os associados quais são os valores e atitudes importantes para a empresa, bem como criar novas soluções para sanar as principais dores do comércio varejista da região.


PROJETOS DE EXPANSÃO

Outsourcing

Percebemos no decorrer da nossa caminhada, trabalhando com os mais variados segmentos e setores da região que uma das maiores dores das empresas é ter alguém para colocar em prática aquilo que identificamos ser importante durante a consultoria.


Boa parte dos negócios precisam de “fazedores”, além do trabalho de consultoria, pensando de forma inteligente e eficaz, capaz de sanar essa necessidade colocando pessoas do nosso time, ou de nossa extrema confiança, para trabalhar dentro das empresas.


Quem trabalha lá dentro organiza tudo utilizando os nossos métodos adaptados às necessidades da instituição, sempre olhando na mesma direção que o resto do time, sem nenhum vínculo empregatício com o cliente.


Isso facilita e acelera o nosso trabalho. Identifica quais são as principais demandas do cliente final e atua em cima delas criando novos cursos, palestras e eventos e, por fim, realiza um relacionamento virtual com os clientes e o backoffice.


CONEXÃO DE MERCADO

Treinamento Comercial

Nosso time tem uma expertise de mais de 15 anos em vendas e conexão com o mercado. Acreditamos que sempre temos algo novo em termos de conhecimento e práticas de venda para oferecer para nossos clientes que podem acelerar as vendas da instituição.


Por isso, estamos tornando cada vez mais comum um treinamento em vendas aprofundado na história das vendas, em técnicas de vendas, no mercado da empresa para a qual estamos realizando a consultoria e no mercado da região onde estamos inseridos.


Gestão Estratégica Comercial

Com uma pessoa do nosso time vivendo o dia a dia do cliente fica mais claro quais são as melhores ações a serem tomadas. Não sem antes organizar a casa primeiro. Acessar todos os clientes já existentes, ou que já entraram em contato com a empresa em algum momento para criar uma planilha de clientes, leads e oportunidades.


Nós chamamos esse método de Prospect. Primeiro pegamos todas as informações possíveis de todos os leads e oportunidades e organizamos essas informações numa planilha. Feito isso “pinamos” todos no Google Maps criando um mapa de prospecção para nosso cliente. Ele facilita a criação de estratégias de “ataque” nessas empresas.

Com base em muita troca de informações tanto entre os profissionais da Iniciativa Eyes, quanto com o time do Sindilojas criam uma estratégia comercial para vender mais os cursos, workshops, palestras, eventos promovidos pelo Sindilojas Hortênsias com o objetivo de aumentar a receita do cliente.


Juntos pensaram em produtos e soluções para contribuir ainda mais com a aceleração de seus clientes e criaram Diagnóstico Corporativo, um produto exclusivo para os associados Sindilojas. Ele tem o objetivo de realizar diagnósticos nas áreas de Psicologia Corporativa, Gestão de Pessoas, Marketing, Vendas e Finanças para mostrar em que momento a empresa está hoje, quais são seus desafios e potenciais e apontar sugestões para cada uma delas.


PROJETOS DE EXPANSÃO

A escola do Varejo

Trata-se de um projeto criado e realizado pelo Sindilojas Hortênsias desde 2018. No princípio eram realizados cursos e palestras de curta duração com o objetivo de formar profissionais.


A Iniciativa Eyes, em parceira com o Sindilojas Hortênsias, assumiu esse produto e ampliou sua estrutura e o seu foco elaborando uma formação com um conteúdo mais robusto e extenso com o objetivo de formar Vendedores e Gerentes.

Criou-se uma grade curricular com mais conteúdo e professores de áreas distintas proporcionando uma formação multidisciplinar para os profissionais. O novo curso tem como principal objetivo formar profissionais de destaque na região para qualificar os profissionais das cidades atendidas pelo Sindilojas Hortênsias.


O evento

Um projeto tão grande mereceu uma inauguração à altura. Pensando nisso, a Iniciativa Eyes e o Sindilojas organizaram um grande evento com, nada mais, nada menos do que Ciro Bottini, o homem “Vender! Vender! Vender!”.


Para que o evento fosse um sucesso, mesmo contando com essa grande figura do mundo das vendas, criamos um modelo de divulgação presencial e online para impactar o maior número de pessoas e o mais rápido possível.


Desenvolvemos flayers de divulgação e distribuímos em todas as lojas do centro e arredores das cidades de Gramado e Canela, chamando os lojistas para participar do evento e conhecer a nova Escola do Varejo oferecida pelo Sindilojas Hortênsias.

Após muita sola de sapato gasta anotamos todos os estabelecimentos com os quais entramos em contato e “pinamos” no mapa. Usamos essa técnica para gerar informação acerca de clientes e leads e para auxiliar em futuros “ataques comerciais”.



Incluímos tudo numa planilha com todas as informações essenciais. Isso possibilita um contato com essas pessoas para ações futuras, bem como possíveis negócios.


Em parceria com diversos meios de comunicação e notícias da região tivemos ampla divulgação do evento para as cidades de Gramado e Canela, tanto em jornais, quanto em blogs e rádio. Aqui vale destacar a importância de conhecer bem a região e ter boas conexões com pessoas chave para que o trabalho fique bem feito e haja engajamento da comunidade.


Além disso, organizamos uma ação de divulgação e influência digital nas redes sociais, sendo elas o Facebook e o Instagram de ambas as instituições, a Iniciativa Eyes e o Sindilojas Hortênsias, a fim de chegar ao maior número de pessoas possível, mesmo com pouco ou nenhum investimento. O resultado foi incrível!


Caddie

Para o evento desenvolvemos um software que apelidamos carinhosamente de Caddie. Trata-se de um sistema para cadastrar os participantes de qualquer evento, gerando um relatório com o nome, o CPF e o Whatsapp das pessoas, utilizado como um controle de presença e participação.


Como incentivo ao cadastro o sistema realizou o sorteio de brindes disponibilizados pelos parceiros do Sindilojas e do evento. O sistema obteve uma taxa de adesão de 70% dos participantes. Foram sorteados diversos brindes e prêmios ao final da palestra e o sistema gerou informações valiosas para as empresas envolvidas no evento.


O objetivo final é recolher informações acerca dos participantes do evento, para que as empresas que forem parceiras de cada evento se beneficiem dessas informações e tenham a liberdade de fazer um contato ativo com essas pessoas para fechar negócio ou novas parcerias.


O resultado

A participação no evento foi gratuita, ou um quilo de alimento não perecível para doação. No total foram arrecadados 400 quilos de alimentos que foram destinados por um de nossos parceiros para o Hospital Arcanjo São Miguel.


Participaram do evento mais de 600 pessoas. O evento foi um sucesso! O Ciro Bottini é uma pessoa incrível e divertida. Fez todos rirem, se divertirem e deixou todos à vontade com suas brincadeiras ao mesmo tempo que passou ensinamentos preciosos sobre vendas e as melhores técnicas para vender ainda mais.


Mãos à obra

Após a divulgação do evento e da formação de gerentes e vendedores e com todas as informações das pessoas e empresas planilhadas e mapeadas chegou a hora de ativar leads, clientes e parceiros para vender os cursos.


Após ações presenciais e à distância foi possível fechar uma turma de cada, vendedores e gerentes. A ação contou com a criação de uma Turma do Bem, destinada às pessoas em vulnerabilidade social. O objetivo é possibilitar uma formação de destaque e aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho.


Para a realização dessa ação o Sindilojas Hortênsias está em busca de uma parceria para financiar bolsas para essas pessoas que necessitam de ajuda. São dependentes químicos, idosos, vulneráveis sociais, etc.


Depoimento do Executivo do Sindilojas:

"Estamos orgulhosos por fechar essa parceria com a Iniciativa Eyes para #acelerar o Sindilojas Região das Hortênsias/Escola do Varejo. Já percebemos rapidamente às mudanças e acreditamos que nos próximos anos vamos atingir uma maior conexão com o comércio varejista da região."

Nilvio Castanheiro


Se tudo isso fez sentido para um Sindicato, pode fazer sentido para o seu negócio também, independente de qual ramo você está inserido. Nosso time de consultores são profissionais de áreas distintas, mas que se complementam, com olhares para: Psicologia Corporativa, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Mercado e Expansão e Gestão Financeira.


Podemos ajudar a sua empresa nos mais diversos desafios com uma equipe multidisciplinar e conectar melhor o seu propósito ao seu negócio e a seus clientes.


Agende uma conversa conosco, para você entender melhor o que fazemos e para analisarmos o que podemos fazer pelo seu negócio. O Café é Free ;-)

Equipe Iniciativa Eyes,

Juntos aceleramos a ambição do seu negócio.

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