top of page
Buscar

Ao entrar lapide-se

A New Gem é uma marca criada pelo Diretor Leonardo “Gonsan”, e desenvolvida pela Iniciativa Eyes com o objetivo de acelerar a trajetória de uma fábrica de pedras - a Gonsan Pedras uma empresa da família, responsável por extrair e lapidar pedras na cidade de Soledade há décadas.


O espírito empreendedor do filho mais velho o moveu para Gramado a abrir uma loja para vender os produtos da família. Um ato de coragem louvável que gerou resultados incríveis para a família. Em pouco tempo, a empresa potencializou sua margem de lucro e iniciou um processo de expansão, a primeira loja, dentro do Parque Terra Mágica Florybal, estimulou a dar o próximo passo avançar pela Região das Hortênsias.


É aí que nós entramos, para ajudar a aumentar as chances de sucesso na nova empreitada de expansão no varejo. Por isso, criar uma nova marca, mais conectada com os objetivos da empresa e com o mercado no qual estavam se inserindo assim nasceu a NEWGEM.


CONSTRUÇÃO DA CULTURA

Promovemos um momento para a gestão definir quais são os valores e as atitudes mais importantes do negócio e o que eles esperam de cada um que trabalha na empresa. Acreditamos que um processo de marca forte, começa na CULTURA do negócio, a UCS Campus das Hortênsias foi parceira neste momento, nos cedendo uma sala incrível para desenvolver esse trabalho.


Nesse processo a família colocou a cultura no papel, com os valores e as atitudes importantes para o negócio para materializar tudo no Painel da Cultura. O mesmo é feito com a história, onde são apontados os principais eventos, realizações e dificuldades durante os anos de sua existência para criar um Painel da História. O objetivo é que ambos fiquem expostos num local de comum acesso à todos para que todos respirem essa informação diariamente.


Com a Cultura e o Propósito bem definidos é possível pensar em todo o resto com base nos valores mais essenciais para a empresa. A partir deles você consegue definir como vai ser a sua comunicação online e offline. Com quais clientes você deve se relacionar e de que forma fazer isso.


COMUNICAÇÃO E MARKETING

Criação de nova marca

A marca da família é a Gonsan Pedras, mas ela sempre esteve conectada com a fábrica de pedras de Soledade. Agora que todos estavam empreendendo em um novo ramo de negócio, o VAREJO, estava na hora de tirar o leão da mina. A Gonsan Pedras não traduzia de forma satisfatória a transição pela qual a família estava passando, rapidamente nosso Diretor de Marca apoio a ideia de utilizar o nome sugerido pelo filho mais velho, e desenvolver uma proposta de Branding para a NewGem.


Durante as consultorias chegamos à conclusão de que precisávamos criar uma marca específica para esse ramo de negócio. Iniciar a nova trajetória de expansão, já que Canela abriu muitas portas, mas isso irá exigir muita resiliência, coragem, sacrifício e espírito empreendedor.


Lançar uma nova marca de “luxo” na Serra Gaúcha exige uma estratégia muito bem pensada, um comportamento condizente com o que se quer oferecer, investimento em infra estrutura, bem como um ótimo posicionamento nas mídias sociais. A boa notícia é que a loja estar localizada na cidade de Gramado (Bem no Centro) poderia ajudar bastante a dar essa arrancada.


A Iniciativa Eyes, realizou um longo estudo sobre possíveis nomes, fontes, símbolos, concorrentes e chegamos a esse resultado amplamente aprovado pelo cliente. Acreditamos que a marca representa bem o objetivo da família no novo ramo de negócio, voltado para o Varejo de luxo, além de conectar a força da Marca.


Ativação das mídias sociais

Uma das ações que consideramos essenciais para um bom desempenho do negócio é a ativação das mídias sociais - principalmente o Facebook e o Instagram - e a qualidade do conteúdo que se compartilha em cada uma delas.


Manter as mídias sociais ativas, com um conteúdo conectado com o público-alvo, gera valor para a sua empresa. Quanto mais pessoas entrarem em contato e interagirem com o que você publica mais relevância você terá na internet e, consequentemente, mais vai aparecer para pessoas, clientes e parceiros.


Cada empresa possui uma estratégia e um público-alvo específicos. Nesse caso decidimos focar no público de luxo, uma vez que a marca decidiu começar seu trabalho numa das cidades de maior Glamour do estado. Para chamar a atenção desse público realizamos ensaios fotográficos e postagens reforçando esse conceito.


Uma grande vantagem da ativação das mídias digitais é que isso dá tempo para a organização interna das lojas para que elas se enquadrem no conceito que está sendo direcionado on-line.


CONEXÃO COM O MERCADO

Treinamentos

Desenvolver novas habilidades só é possível através do conhecimento e da prática constante. Ser um bom vendedor, ou ainda, um bom gerente de outros vendedores não é uma tarefa simples. É necessário muito conhecimento e experiência prática.


Por isso ministramos uma série de treinamentos em vendas para todos da família, mas principalmente para o filho mais velho que ficou responsável pela gestão do varejo.


O treinamento contou com explicações do processo de venda, características de um bom vendedor, técnicas de vendas, gerência e demais assuntos relacionados. Tudo foi passado com a intenção de que o gerente pudesse aplicar e testar as técnicas e passar um esse conhecimento para seus vendedores.


Durante esse processo, a parceira foi a UNOPAR de Gramado, que gentilmente cedeu salas especiais para atender nossa demanda de capacitação da equipe NEWGEM.


Com as técnicas de vendas aumentei a minha conversão em três vezes".

Leonardo Gonçalves


Se tudo isso está fazendo sentido para a expansão de Lojas no Varejo, pode fazer sentido para o seu negócio também, independente de qual ramo você está inserido, nosso time de consultores são profissionais de áreas distintas, mas que se complementam, com olhares para: Psicologia Corporativa, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Mercado e Expansão e Gestão Financeira.


Podemos ajudar a sua empresa nos mais diversos desafios com uma equipe multidisciplinar, conectar melhor o seu propósito ao seu negócio e a seus clientes.


Agende uma conversa conosco, para você entender melhor o que fazemos e para analisarmos o que podemos fazer pelo seu negócio. O Café é Free ;-)


Equipe Iniciativa Eyes, juntos aceleramos a ambição do seu negócio.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page