top of page
Buscar

Como evoluir e acelerar juntos

Atualizado: 23 de mar. de 2020


Sala cheia de espelhos
Se olhe no espelho e pergunte: como está indo meu negócio?

Guardar para si os segredos de seu sucesso já foi algo que fez sentido um dia, porém muita coisa mudou de lá para cá. O mundo globalizado, onde você tem ao alcance de seus dedos quase toda a informação que precisar, impossibilitou essa prática.


Ninguém está dizendo para você entregar de bandeja a fórmula mágica de sua empresa, mas se você decidir continuar guardando segredo e não compartilhar algumas experiências, terão outros fazendo isso no seu lugar.


E quer você acredite ou não, aceite ou não, eles estarão evoluindo de uma forma mais eficaz e veloz por estarem fazendo aquilo que você não quer, ou tem medo de fazer.


Para uma empresa evoluir rápido, já que a concorrência tende a se unir cada vez mais, nada melhor do que aprender com outros que já percorreram o mesmo caminho, ou pelo menos um próximo ao que você pretende percorrer.


Por que perder tempo (e dinheiro) percorrendo um caminho às cegas quando você pode trocar informações com outras empresas do mesmo nicho que o seu?


Você pode estar pensando: “Mas se eu passar adiante o que eu já fiz e o caminho que percorri, aí qualquer um vai me copiar e gerar concorrência”.


Isso pode acontecer, é verdade. Como disse anteriormente, você não vai entregar tudo de bandeja, mas sim auxiliar quem quer que possa se beneficiar do que você já aprendeu. Até a pessoa chegar onde você está, vai ter que percorrer um longo caminho. E essa relação poderá gerar bons frutos no futuro.


Agora, para que isso aconteça, você não pode ficar esperando de braços cruzados enquanto outros se aproximam de você. Eu sei que você não vai fazer isso. O mercado continuará andando, ou melhor, correndo e você não pode parar.


Enquanto seu discípulo está dando seus primeiros passos você estará anos luz à sua frente e pensando em novas formas de inovar e tornar o seu trabalho necessário.


Se você não está fazendo isso ainda, sugiro que o faça, ou outra pessoa fará por você. O dinamismo do mercado está tão imprevisível que você terá que ser a nova Netflix, ou você terá o mesmo destino da Blockbuster. Se você não conhece essa história dê uma olhada aqui.


Minha intenção aqui é fazê-lo entender que só podemos evoluir se acelerarmos juntos, a evolução de diversas potências ocorreu quando a informação foi compartilhada. Podemos pegar alguns exemplos de mercado mais tradicional também, não só os disruptivos.


Como, por exemplo, o caso da Cooperativa Piá que conseguiu se tornar uma das maiores potências de laticínios do Brasil contra gigantes do mercado, ou a Magazine Luiza que surgiu do nada e hoje é uma gigante do varejo.


Sem falar do empresário Luciano Hang na lista dos bilionários da Forbes e que até 25 anos atrás nem existia no mercado.


Voltando às inovações, você já parou para se perguntar como é que surgiram as Fintechs que obrigaram os bancos a se comportarem de forma diferente?


Quer saber o que significa uma fintech? Assista ao vídeo acima.


Essas ações e atitudes movem o mundo, aceleram os negócios e a vida das pessoas. Cabe a nós mudar a forma de como nos comportamos no mercado, deixarmos de guardar segredos durante anos e formarmos sucessores.


Existem diversos casos de empresas familiares gigantes que quebraram simplesmente porque não formaram sucessores externos, nem dentro da família.


Por isso queremos te convidar a acelerar junto, a conectar as pontas, pessoas, empresas, sociedade, entidades, a compartilhar o conhecimento de forma ampla e irrestrita e sem “frescura”. Te convidamos a andar junto, ou melhor, acelerar junto, pois somente assim seremos capazes de evoluir.


Não seja a nova Blockbuster, rindo da cara de quem, logo ali na frente, vai acabar com o seu mercado. Ouça o que outras empresas têm em mente, se prepare para o pior e, melhor que tudo isso, se antecipe e seja você mesmo a Netflix de sua própria empresa.


Assim você não se verá obrigado a fechar a porta, mas também será a próxima empresa a mudar o mercado como conhecemos hoje.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page