"Atender bem é dar atenção à TODAS as pessoas que entram em contato com a sua empresa."
Vemos empresas se autopromovendo o tempo todo e dizendo que têm um atendimento de excelência e compartilhando isso nas redes sociais. Acontece que a autopromoção, para quem não sabe, possui um alto risco. O que acontece quando outras pessoas não concordam com o que as empresas falam de si mesmas? Os parceiros? E fornecedores? Como é que fica?
Você já deve ter ouvido falar de Stakeholders, certo? Senão assista este vídeo.
Muitas empresas não entendem que o atendimento não se resume apenas a atender bem os clientes. Atender bem é dar atenção à todas as pessoas que entram em contato com a sua empresa, e isso inclui fornecedores, parceiros, curiosos, ou quem interagir pelas redes sociais. Se você deixa a desejar em qualquer uma dessas esferas seu atendimento pode não ser tão excelente assim.
Se você recebe um possível parceiro, um prestador de serviços ou um fornecedor, exige que ele lhe envie um orçamento para ontem e depois não responde, você está longe de ter um atendimento de excelência. E pasmem: isso é muito mais comum de acontecer do que você imagina. Atendimento de excelência é tratar todas as pessoas que chegam até você com respeito.
Sobre relacionamento B2B (ou business-to-business) leia este interessante artigo. Você vai se surpreender ao perceber como é possível transformar suas relações comerciais.
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Isso não quer dizer que você tem que aceitar qualquer tipo de serviço. Não significa que você deva aceitar todos os orçamentos que chegam até você. Longe disso. Mas significa que você precisa, no mínimo, dar uma resposta! Entenda, é muito importante — e não dói você parar 5 minutinhos do seu dia para dar um retorno:
“Agradecemos muito seu contato, mas no momento não temos interesse no seu serviço/produto. Quem sabe mais a frente possamos construir uma parceria? Um abraço e ótima semana!”
Vale também para toda e qualquer interação em suas redes sociais. Você deve, ao menos, responder as pessoas, jamais deixá-las falando sozinhas. Toda a interação que as pessoas recebem, seja por qual meio for, impacta muito mais pessoas do que você imagina. As pessoas trocam muita informação e tenha certeza de que há uma grande possibilidade de alguém falar mal da sua empresa e você perder possíveis clientes.
As pessoas conversam e possuem uma ampla rede de contatos que influencia diretamente no seu trabalho. Quando você, independentemente da área em que atua, responde de qualquer jeito quando as pessoas entram em contato, é a empresa que fica mal falada. E aqui entre nós, você não quer isso, não é mesmo?
Hoje, mais do que nunca, deve-se ter muito cuidado com a autopromoção. Temos certeza de que a empresa possui um ótimo atendimento, um bom produto e os melhores preços quando outras pessoas falam isso sobre ela. Quando a propaganda é de “graça”, quando outras pessoas dispõem um pouquinho do seu tempo para falar bem de uma empresa ou de outra pessoa, sabemos que não é a toa.
Da mesma forma, quando alguém tem motivos para falar mal de um serviço ou produto é melhor ficar longe. Não sei você, mas eu já desisti de comprar ou consumir um produto ou serviço com base no que outras pessoas disseram.
Um bom exemplo disso é como funciona o Algoritmo do TripAdvisor, por exemplo, rede social ligada ao turismo e lazer. Conheça aqui.
Então preocupe-se, de fato, em prestar um serviço de excelência e você verá que a promoção da sua empresa virá como consequência disso. É muito melhor quando outras pessoas falam de você por você. Confie em mim.
Átila Amorim COO e Co-founder da Iniciativa Eyes.
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