top of page
Buscar

A síndrome do sucesso

Atualizado: 23 de mar. de 2020

A cada dia as aventuras do Mercado nos pregam peças: novas oportunidades surgem, pequenos negócios se tornam grandes, grandes reescrevem sua história e emergentes simplesmente desaparecem.


Homem em um trilho acende sinalizador amarelo, a fumaça tapa seu rosto
A busca pelo sucesso pode deixar uma sombra

Segundo Bill Gates,


"O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz as pessoas inteligentes a pensar que é impossível perder".

Acreditamos que acelerar negócios está muito ligado ao desafio de "perder", muitos empresários têm vergonha ou medo de compartilhar suas derrotas, mas não podemos esquecer que nelas encontramos força para desenvolver a maior característica de um empreendedor, a RESILIÊNCIA.


Quando Bill Gates aponta o sucesso como um péssimo professor, fazemos uma leitura de que o sucesso desperta em alguns empreendedores a comodidade, um falso sentimento de superpoder. Já ouvimos algumas vezes a frase: "Já fizemos nosso milhão e somos referência no mercado e vocês? O que fizeram?". Essa frase confirma essa teoria, e normalmente esses empresários vão sofrer dessa síndrome da invencibilidade momentânea.


Devemos entender que o mercado é implacável com quem não se conecta de fato com ele, quem não dá ouvidos a seus desejos e suas necessidades. A inteligência apontada por Gates na frase, é comum a grande parte dos empreendedores, pois sem ela é quase impossível empreender em um país tão complexo para se abrir um negócio.


Quando conseguimos combater a invencibilidade momentânea, nos deparamos com um outro sintoma que talvez seja ainda mais perigoso que a síndrome de não ouvir o mercado, que tem como sintoma principal a frase "eu sei o que estou fazendo". Mais comum até do que a da invencibilidade, essa acaba trazendo a tona o ego “Sou FODA” do empreendedor, e como já percebemos isso não faz tão bem assim quanto se parece.


Perceba os perigos do pensamento intuitivo conforme este Neurocientista.


Como anteriormente apontamos que a resiliência está diretamente ligada à capacidade de perder, se adaptar e reagir às diversidades da sedução do SUCESSO - que diariamente testa nossa inteligência nos forçando a pensar que somos "Foda" ou que “sabemos o que estamos fazendo” com base na frase proferida por Gates, formulei duas frases que hoje fazem muito sentido na minha vida.


"O sucesso é um ótimo professor. Ele nos seduz de forma inteligente a pensar que perder faz parte do processo de maturidade de nossa resiliência".

Ou quem sabe assim:


"O sucesso é muito importante e um ótimo professor, nem por isso deve-se fugir das derrotas e ter vergonha delas. É a partir delas que corrigimos nossos erros e aperfeiçoamos nosso trabalho para fortalecer nossa resiliência".

Nós da Iniciativa Eyes, acreditamos que tanto Bill, quanto outros grandes nomes de sucesso, combateram essas síndromes causadas pelo simples fato de sermos humanos, suscetíveis ao egocentrismo e a falta de humildade.


A linha que separa você do sucesso é a humildade de reconhecer que você NÃO É INVENCÍVEL, QUE NÃO SABE DE TUDO e QUE SER FODA é algo que não se constrói sozinho.


Se você curtiu esse artigo, comenta aí como é na sua vida essa busca pelo SUCESSO, ou como é conviver com pessoas doentes de SUCESSO AGUDO DESCONTROLADO.


Grande abraço, foco no futuro e vamos acelerar.

194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page